30/04/07
A Semana Académica da Covilhã começa já amanhã, dia 1 de Maio
Começa amanhã a tradicional festa dos estudantes finalistas da Universidade da Beira Interior. Este ano, a Semana Académica da Covilhã vai voltar a realizar-se, uma vez mais, na Discoteca “& Companhia”, até ao próximo dia 5 de Maio, sábado.
Quarta-feira sobem ao palco "As Moçoilas", e os Mercado Negro. Num outro espaço, estará a passar música o D’Jay Rich, da RFM.
Quinta-feira há Arraial da Cerveja e as actuações da tuna “Já B’UBI e Tokuscopus”, “Jaimão & a sua banda Rabinho dos Bosques”, dos DJ’s Baltazar, D@s Sen@s e Nuno Calado, da Antena 3.
Na Sexta sobem ao palco a “Desertuna”, a banda metal do Tortosendo “Cirrose”, os “Blasted Mechanism” e o DJ Kitten.
No último dia da Semana Académica deste ano, sábado, actuam Paulo Gonzo - que se fará acompanhar com uma orquestra de 20 músicos - os DJ’s Luís Veiga & Martin e o DJ italiano Luca Ricci.
A festa custou, este ano, 100 mil euros.
Semana Académica da Guarda - de 8 a 15 de Maio
A Semana Académica da Guarda vai acontecer, este ano, entre os dias
O programa do Enterro do Pinguim começa, como habitualmente, com o Jantar e o Baile de Gala, no hotel Vanguarda. No dia 9 irá decorrer o Enterro do Caloiro na Alameda de Santo André.
A 10
No dia seguinte, serão os Quinta do Bill a fazer as honras, logo a seguir aos viseenses Wipeout. A noite será encerrada com DJ Sandro Lucas.
A 13, a Missa dos Finalistas no campus do Politécnico e a Noite de Tunas, com as participações da Desertuna, da Egitúnica e da Copituna D’Oppidana. A festa prossegue com o DJ Karagounis.
A noite de segunda-feira, 14 de Maio, terá Jaimão como cabeça de cartaz, Liberdade D’Expressão e DJ Amorim.
Já o desfile Académico irá percorrer as ruas da cidade mais alta no dia 15 de Maio e levará os estudantes de volta ao campus académico do IPG para a noite dos resistentes com um concerto dos Gig Experience.
O Tempo em Manteigas
Um informático precisava de saber como estava o tempo em Manteigas, quando ia visitar a vila e resolveu montar uma estação meteorológica na varanda da casa de que é proprietário
O equipamento está instalado na varanda e transmite a informação do estado do tempo que é processada por um computador e divulgada depois na Internet.
Tudo começou por “uma brincadeira pessoal”. André Carvalho trabalha em Lisboa e debatia-se com uma incógnita sempre que queria ir visitar a família a Manteigas: o estado do tempo.
Mas o problema parece estar resolvido: o informático agora sabe tudo o que é preciso com imagens actualizadas de dez em dez minutos.
O Funicular de Viseu chega na próxima Primavera
O funicular que vai ligar a zona ribeirinha da cidade de Viseu ao centro histórico, através da Calçada de Viriato, deverá entrar em funcionamento na Primavera do próximo ano. O mais recente passo para acelerar o processo foi dado, nos últimos dias, com a selecção de três empresas que concorreram à primeira fase do concurso.
A Sociedade ViseuPolis, através de um júri constituído para o efeito, seleccionou as empresas "Etermar Garaventa", "Sociedade Construtora do Tâmega" e o agrupamento constituído pelas sociedades "Construtora Abrantina e Efacec", para participarem na segunda fase do processo. As propostas terão agora de ser apresentadas até ao dia 24 de Maio.
A empreitada inclui o fornecimento e montagem do funicular, a construção de duas estações (uma perto do largo da Feira de Viriato, ao lado do museu da EDP, e outra a embutir no parque de estacionamento que funciona nas traseiras da Casa do Adro, no centro histórico), a requalificação dos arruamentos envolventes e outros trabalhos complementares de construção civil.
As duas carruagens que irão compor o funicular, cada uma com capacidade para transportar 50 passageiros (o custo previsto é de 50 cêntimos por pessoa), vão circular em simultâneo nos percursos ascendente e descendente, vencendo um desnível que chega a atingir os 16%.
Acessível a todos quantos pretendam deslocar-se entre a baixa e a alta da cidade, e vice-versa, o transporte não poluente é visto pela ViseuPolis como uma forma de facilitar aos turistas um mais fácil acesso aos monumentos do Centro Histórico da cidade.
Mais autocarros para Viseu
O aeródromo de Seia não foi seleccionado para servir de base operacional da futura frota aérea da Protecção Civil que o Governo quer pôr a funcionar a partir de Maio de 2008.
António Costa, o Ministro da Administração Interna, anunciou, no último sábado, à margem da apresentação do dispositivo de combate a incêndios, que, na verdade, foi o aeródromo de Ponte de Sôr a ser escolhido para servir de base à nova frota de helicópteros.
António Costa justificou a decisão “com a necessidade de, entre Loulé e Santa Comba Dão - que são os portos permanentes - existir uma localização mais central e assegurar uma maior cobertura do todo o território nacional”.
A decisão está tomada e será este último que irá receber, a partir de Maio do próximo ano, os seis helicópteros médios (Kamov) e os quatro ligeiros (Eurocopter), que servirão de base operacional à futura frota aéra da Protecção Civil.
28/04/07
IMAGO contra ICAM
Em causa está o concurso de 2006, através do qual o ICAM atribuiu 750 mil euros a 13 eventos de cinema portugueses.
Na verdade, a direcção do IMAGO queixa-se de discrepância nos critérios de atribuição das verbas e, por isso, interpôs uma providência cautelar no Tribunal Fiscal de Castelo Branco para anular este concurso.
Com 50 mil euros, o IMAGO ficou em quarto lugar na lista dos festivais anuais contemplados com financiamento do ICAM, atrás do Doc Lisboa (80 mil euros), do IndieLisboa (80 mil euros) e doFestróia (75 mil euros).
Os festivais contemplados são ordenados consoante uma pontuação até 10 valores.
No concurso de 2006, cujos resultados foram divulgados a 28 de Novembro, O IMAGO obteve 7,64 pontos, recebendo 50 mil euros.
O Festróia ficou em terceiro lugar e obteve, segundo refere a organização do IMAGO, 7,67 pontos, recebendo 75 mil euros. Os responsáveis vêm agora dizer que a diferença de pontuação entre os dois festivais não justifica uma discrepância de 25 mil euros no apoio financeiro.
No que diz respeito aos dois primeiros contemplados do concurso, o Doclisboa teve 8,36 pontos e o IndieLisboa teve 8,33 pontos, mas ambos receberam 80 mil euros cada.
O IMAGO, Festival de Cinema e Vídeo Jovem de 2007, está agendado para o período de 29 de Setembro a 7 de Outubro e tem um orçamento total de 229 mil euros. Já se afirmou com um dos principais Festivais do género em Portugal e também no estrangeiro.
Guarda, Distrito Digital
A partir de agora, por exemplo, estará disponível no âmbito deste projecto, uma central de reservas em hotéis e restaurantes do distrito, que poderão passar a ser feitas digitalmente.
Esta é uma iniciativa que se integra nos projectos das Cidades e Regiões Digitais, financiados pelo Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento, e tem um custo global de 2,9 milhões de euros.
O Guarda Distrito Digital vai disponibilizar vários portais 'online', que poderão ser utilizados por qualquer cidadão.
Outra proposta inovadora do projecto consiste numa bolsa de transportes, onde serão vendidos os espaços vazios dos camiões TIR de empresas da região em circulação pela Europa.
I Gala Jovem do Concelho de Gouveia - Os vencedores
Na área da cultura, foi distinguido António Manuel Santos, de 27 anos, actor ligado ao Grupo de Teatro Escola Velha de Gouveia.
No que à música diz respeito, sobressaiu Hélder Abreu, música e maestro da Sociedade Musical Gouveense. De resto, a Sociedade Musical Gouveense, que já existe desde 1911, acabou por arrecadar ainda o prémio maior na área da música – categoria de colectivo.
No desporto individual, foi premiado Alexandre Silva.
Já na categoria de colectivo, ainda no que ao desporto diz respeito, o prémio foi para o “Clube Camões”.
Por seu turno, a empresa de organização de turismo aventura “Vivaventura, Lda.”, que existe há já cinco anos, foi galardoada com o prémio de melhor Empresa Jovem do concelho.
O Prémio Carreira da I Gala Jovem de Gouveia foi para o treinador Rui Nascimento.
Por fim, o último prémio da noite foi para Ana Borges, na categoria de “Revelação do Ano”.
A fechar, ficou a promessa, por parte da organização, da realização de uma segunda edição do certame.
26/04/07
Esta noite, no TMG
• 21H30
• PEQUENO AUDITÓRIO
2.º ANIVERSÁRIO DO TMG
CUARTETO LATINOAMERICANO& PEDRO CARNEIRO
MÉXICO/PORTUGAL]QUARTETO DE CORDAS & MARIMBAMÚSICA
(5€uros)
Música da América Latina e da Península Ibérica, duas culturas distintas.
De um lado, o conceituado percussionista português Pedro Carneiro, que se estreou aos 14 anos e desde então se tem apresentado regularmente como solista em salas e prestigiados festivais em Portugal, França, Holanda, Reino Unido, China, entre outros.
Do outro lado, o Cuarteto Latinoamericano, fundado no México em 1981.
Este quarteto representa actualmente uma formação única no âmbito internacional, divulgando a criação musical da América Latina nos principais centros musicais de todo o mundo.
22/04/07
I Gala Jovem do concelho de Gouveia
Esta será a primeira edição da iniciativa, que pretende, fundamentalmente, homenagear e reconhecer o trabalho dos jovens gouveenses que, em 2006, se tenham distinguido nas mais diversas áreas.
Na verdade, serão atribuídos prémios em áreas como Música e Desporto, Cultura, Jovem Empresário do Ano, Melhor Empresa Jovem e Revelação do Ano.
A I Gala Jovem do concelho de Gouveia vai ter lugar já na próxima sexta-feira, dia 27 de Abril, e está aberta à participação de toda a população. Contudo, os lugares são limitados e as entradas custam 6 euros.
As inscrições podem ser feitas no próprio Hotel.
Fernando Ruas acusa o Governo de contribuir para a desertificação do país
A acusação consta de um documento - que mereceu a unanimidade dos membros do conselho geral da ANMP - onde são referidos alegados "exemplos da absoluta contradição entre a política desarticulada no terreno e o planeamento que é suposto existir a nível nacional, por parte do Governo".
Os distritos mais afectados pelas políticas do Governo – e que a Associação chama de "áreas a abandonar pelo cidadão"- serão, segundo as previsões da Associação de Municípios, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Bombeiros de Vila Nova de Tazem têm Museu da Rádio
Juntou mais de 200 aparelhos e doou-os aos bombeiros voluntários de Vila Nova de Tazem, que abriram um museu com aquele espólio todo. Único no país.
É uma colecção rara que inclui também gravadores, gira-discos e amplificadores dos anos 20 aos anos 70. As telefonias são todas a válvulas. Menos duas "Grundig", já transistorizadas e produzidas na fábrica de Braga. A peça mais antiga é de 1918, um dos primeiros rádios "galena". A maior ainda funciona.
A colecção foi legada aos bombeiros por António Augusto da Costa, um dos seus sócios fundadores e antigo presidente da direcção, 88 anos, 73 dos quais ligados ao comércio e reparação de rádios em Vila Nova de Tazem, onde era agente da Philips, um negócio que já herdou do pai.
Começou a coleccionar depois de uma visita que fez à sede da Philips, na Holanda, em 1971, e ao museu da rádio da empresa-mãe, que o encantou particularmente."Já tinha muitos aparelhos antigos lá em casa e depois fui comprando outros em feiras de velharias e casas de antiguidade um pouco por todo o país", lembra António Augusto Costa.
A colecção foi crescendo, crescendo, até deixar de ter espaço em casa. "Eram uns em cima de outros".Falou com a família e obteve acordo para os doar aos bombeiros da terra, na condição de ser criado um museu no quartel.
A ideia foi acolhida de braços abertos pela corporação, que disponibilizou logo um salão no primeiro andar do edifício, localizado no centro da vila. O museu foi inaugurado há pouco mais de um mês (18 de Março).
Está lá a história quase toda da rádio. Os aparelhos foram catalogados e estão dispostos pela ordem da antiguidade. Nas paredes vêem-se fotografias dos principais actores. Desde Henrich Hertz, que descobriu as ondas da rádio em 1864, a John Fleming, o inventor da válvula electrónica em 1900, e a Gulielmo Marconi, o primeiro a usar as ondas da rádio para transmitir a palavra e os sons ao mundo."
Rui Bondoso
Fonte: Diário de Notícias
16/04/07
Homenagem Merecida
(Há momentos em que as nossas raízes são fonte de orgulho, sobretudo em tempos estranhos)
Fonte: Kaminhos
Ler Mais... Aqui
Ele há coisas...
Fonte: Jornal de Notícias
Ler Mais... Aqui
Retail Park de Viseu vai ser inaugurado a 24 de Maio
Fonte: Diário Regional de Viseu
I Feira Nacional do Azeite terminou ontem
Um azeite da Beira Interior subiu ao pódio no Concurso Nacional do Azeite – First Premium Fundão Olive Oil, iniciativa que envolveu a participação de 27 concorrentes, 13 dos quais produtores de Azeite e 14 embaladores nacionais, durante a Feira Nacional do Azeite que ontem terminou, no Fundão.
Fonte: Diário XXI
Ler Mais... AQUI
46 milhões de euros de passivo? Não, não é alarmante...
Joaquim Valente diz que a situação é «preocupante, mas não alarmante».
Fonte: Diário XXI
Ler mais... AQUI
Einstein e as Abelhas
Os cientistas resolveram investigar o facto e acreditam que a origem do problema poderá estar nas radiações provocadas por telemóveis e outros aparelhos do género.
A má notícia é que o desaparecimento das abelhas, que começou nos Estados Unidos no último Outono, já se está a alastrar a vários países da Europa, incluindo Portugal. A verdade é que as abelhas são, cada vez mais, uma espécie quase em vias de extinção.
Segundos os investigadores, a radiação dos telefones móveis interfere com o sistema de navegação das abelhas e outros insectos, impossibilitando-as de encontrar o caminho de regresso à colmeia. O declínio das comunidades das abelhas ocorre então quando os habitantes da colmeia desaparecem subitamente, perdendo-se e nunca mais regressando às colmeias de origem, acabando por morrer.
Mais estranho ainda é que os parasitas e outras abelhas que costumam atacar o mel e o pólen deixado para trás quando a colmeia se desfaz, nestes casos, recusam-se a fazê-lo.
As explicações para este fenómeno estão por desvendar completamente, embora circulem várias teorias, desde o uso de pesticidas, ao aquecimento global, passando pelas culturas de organismos geneticamente modificados.
Investigadores alemães já tinham demonstrado, há uns anos, que o comportamento das abelhas se altera na proximidade das linhas de electricidade. Agora este estudo americano veio provar definitivamente que as abelhas se recusam a regressar à colmeia quando estão perto de telemóveis. A confirmar-se, este fenómeno terá implicações graves nas colheitas em todo o mundo, uma vez que a maioria das culturas precisa do processo de polinização realizado pelas abelhas. E os dados já são preocupantes: metade dos estados americanos já estão a ser afectados. E há já quem recorde as palavras de Einstein que afirmou que quando as abelhas desaparecerem de vez, aos homens restará apenas 4 anos de vida. Será este o fim anunciado da espécie humana?
O novo disco de Maria João
Maria João descreveu este álbum como a «oportunidade finalmente concretizada de cantar música brasileira, um amor que foi crescendo e surpreendendo».
«João», nome pelo qual a cantora é carinhosamente conhecida pelos amigos, reúne 14 temas retirados do rico cancioneiro musical brasileiro, incluindo os seus autores e intérpretes «heróis e heroínas», como Chico Buarque, Edu Lobo, Elis Regina e Pixinguinha.
Acompanhada pelos músicos Yiuri Daniel (contrabaixo), Mário Delgado (guitarra), Alexandre Frazão (bateria) e Eleonor Picas (harpa), Maria João gravou o álbum no Porto, no estúdio de Mário Barreiros e contou com a colaboração de Miguel Ferreira, dos Clã, nos arranjos dos temas.
Do repertório escolhido varia-se entre temas compostos por Tom Jobim e Chico Buarque («Retrato em Branco e Preto»), Carlinhos Brown e Marisa Monte («ECT»), Baden Powell e Vinicius de Moraes («Canto de Ossanha»), Zequinha de Abreu («Tico-Tico no Fubá») e Marcelo Camelo, dos Los Hermanos («A Outra»).
«João» é ainda a primeira experiência a solo de Maria João depois de 12 anos em parceria com o pianista Mário Laginha.
A acompanhar a edição do álbum saiu também um DVD com alguns dos temas de «João» registados ao vivo no cabaret Maxime, em Lisboa.
Feito o álbum, o próximo passo é a divulgação ao vivo, com um primeiro concerto na sexta-feira no Theatro Circo, de Braga, seguindo-se actuações em Leiria, Lisboa, Portalegre.
As estórias de uma amor platónico (que não passou disso mesmo)
Cartas essas que revelam, imagine, um intenso romance por correspondência entre o escritor Ernest Hemingway (1899-1961) e a actriz alemã Marlene Dietrich (1901-1992).
Sabe-se agora que Marlene Dietrich e Hemingway se conhecerem num transatlântico rumo aos EUA, em 1934, e a partir daí se envolveram numa história de amor platónica. Mas segundo o conteúdo da correspondência, o amor deles nunca passou mesmo da relação platónica via cartas.
As correspondências, que incluem sete cartas escritas à mão, 18 dactilografadas, quatro telegramas e um cartão de Natal, foram trocadas entre 1949 e 1959, quando o escritor tinha 50 anos e a actriz, 47. Hemingway escreveu para Dietrich de lugares como Veneza, Paris, Málaga e Nairobi (Quénia).
Cartas que foram doadas em 2003 à biblioteca pela filha da actriz, Maria Riva, com a condição de que fossem mostradas ao público apenas em 2007.
Pobre Zé Manel...
O passeio que, supostamente, deveria ser um momento de diversão e convívio, acabou por se transformar num verdadeiro pesadelo para o jovem artista.
Na madrugada do segundo dia, Zé Manel e um outro aluno do liceu foram abordados por dois homens, com cerca de 40 anos, que se fizeram passar por agentes da autoridade, alegadamente devido a uma operação de controlo de droga. Estavam a sair de uma discoteca em direcção a um restaurante de comida rápida e de acordo com uma fonte próxima do cantor, o segundo jovem foi agredido depois de solicitar a identificação dos "polícias".
Os assaltantes pediram a bolsa que o vocalista dos Fingertips trazia consigo e acabaram por levar todos os valores que continha. Ficou sem a carteira, documentos, o cartão Visa, uma máquina digital da marca Sony e 35 euros em dinheiro.
Apesar das dificuldades em apresentar queixa no posto local, dado que tinha ficado sem os documentos, o facto de o Bilhete de Identidade estar no hotel onde ficaram hospedados permitiu que levasse a efeito a denúncia. Mas até ao momento ainda não recebeu qualquer notícia sobre o assunto. E tão cedo, o Zé Manel dos Fingertips não vai querer voltar a Lloret del Mar. Parece que, na verdade, ultimamente estão na moda as viagens de finalistas mais atribuladas do que o habitual.
Insólitos
De acordo com a BBC Brasil este transexual britânico tornou-se, de um momento para o outro, na maior atracção da cidade sagrada hindu Becharaji, a oeste da Índia.
Stephen Cooper adoptou o nome de Pema, que significa lótus, e é considerado um mensageiro de Bahuchar Mata, a deusa dos eunucos indianos. E, agora, quase todos os dias milhares de fiéis rumam à cidade para obter uma bênção do transexual inglês. Ao que parece, Cooper antes de chegar à Índia trabalhava como ilustrador, fotógrafo e designer gráfico em Londres. Tinha o sonho de entrar na Universidade de Oxford, mas como esse objectivo não se concretizou, resolveu viajar até à Índia.
Um dia, conta o transexual, tudo mudou quando viu um desenho Bahuchar Mata e sentiu uma «energia diferente» dentro de si.
Cooper chegou a Becharaji há cerca de um mês e só tem um visto de turista válido para seis meses. Mas pondera ficar.
Um dos responsáveis pelo templo na cidade revela que existe a crença entre os eunucos que, ao visitar este local, ganham a masculinidade para a próxima vida.
Igualmente curiosa é a história de um homem, na Malásia, que foi dado como morto em 2005, depois de se envolver num violento acidente de motorizada.
Mas, para espanto da família, a verdade é que o indivíduo regressou, calmamente, a casa dois anos depois.
As autoridades identificaram na altura do acidente um cadáver irreconhecível como sendo o de Samy Pillai. O óbito foi devidamente registado e a sua mulher e os seus nove filhos realizaram o funeral na convicção de que o corpo se tratava do seu familiar.
Contudo, o homem, agora com 50 anos, foi encontrado a 300 quilómetros de casa a vaguear na rua, de muletas e ainda parcialmente paralisado devido ao acidente de há dois anos. Um assistente social encaminhou-o para as autoridades, que acabaram por descobrir a sua verdadeira identidade através da análise das suas impressões digitais, que foi confirmada pela mulher. Porém, e curiosamente, o estranho desaparecimento de Samy Pillai ainda permanece um mistério...
12/04/07
Filmes para esta semana
"Música e Letra";
"Slither - Os invasores;
"300";
"Mr. Bean em férias";
"Os Robinsons (Versão Portuguesa)"
"Norbit"
"Boleia Mortal";
"O Atirador"
- Guarda, Cine- Estúdio Oppidana: "O Labirinto de Fauno", de 11 a 15 de Abril, às 21h30.
- Gouveia, Teatro - Cine: "Diamante de Sangue", de 13 a 15 8 de Abril, às 21h45.
- Mêda, Casa Municipal da Cultura: "Em busca da felicidade", 14 e 15 de Abril, às 21h30.
- Seia, Casa Municipal da Cultura: "Hollywoodland", de 13 a 15 de Abril, às 21h30.
- Figueira de Castelo Rodrigo: "Diamante de Sangue", 13 de Abril, às 21h30;
"Diálogos Confidenciais" em Gouveia
Sexta - feira 13 no TMG
Pioneiro e inovador na área de fusão punk-funk-dub, Mark Stewart emergiu durante o período pós-punk como líder e vocalista do grupo de Bristol The Pop Group (78-80).Mais tarde Stewart envereda por uma carreira a solo formando o projecto Mark Stewart and The Maffia, apostando na fusão da da electrónica, dub, disco sound e hip hop de carácter industrial, numa sonoridade única e pioneira.A sua música tem influenciado uma geração inteira de músicos, dos Massive Attack aos LCD Sound System, dos Radio 4 ao trip hop de Tricky, com quem Stewart colaborou.Nos Maffia encontramos, para além do génio de Sherwood (produção e mistura), o baixista maquinal Doug Wimbish, o guitarrista funk Skip MacDonald e o baterista de excepção Keith LeBlanc.
Os bilhetes custam 7,50 euros.
Sexta - Feira 13 (A não esquecer)
- Bater na madeira para isolar o azar
- Ter uma pata de coelho na mala
- Procurar, com a maior das urgências, um trevo de 4 folhas
- Ao acordar, certificar-se de que o primeiro pé a tocar no solo é o direito.
-Colocar uma ferradura de cavalo à porta de casa
Quem avisa, seu amigo é.
06/04/07
Fernando Ruas pede explicações ao Ministro das Obras Públicas
Fonte: Diário XXI
Mais... AQui.
Fornos de Algodres: A vila mais mediatizada nos Estados Unidos
falar. As autoridades americanas suspeitam que quem estava, afinal, ao telefone seria Allan Guedes Sharif, de 27 anos. Um
indivíduo natural de Torre de Tavares, em Magualde. Ao que parece, Sharif, luso – americano que residiu em Torre de Tavares
até aos doze anos e que depois partiu para a América, estaria ao telefone de Portugal. Sharif regressou a Portugal, de resto,
há três anos, porque era procurado nos Estados Unidos pelas autoridades, por suspeita de envolvimento em vários crimes de
fraude e roubo.Há já quem garanta, por outro lado, que o insólito assalto terá sido motivo por alguém que se quis desfazer de Paulo Almeida,
para evitar que este falasse no âmbito do processo judicial sobre o seu matadouro. Um processo que, alegadamente envolve
também responsáveis de uma agência bancária de Viseu. Este processo relativo ao Matadouro de Paulo Almeida, situado em
Casal Vasco, começou há quatro anos e em causa estão crimes de burla económica e abate ilegal.Allan Shariff é agora procurado pelas polícias portuguesas e americanas e terá fugido para Lisboa quando soube que o assalto
correu mal. Também já se sabe que quem irá defender em Tribunal Paulo Almeida será um advogado conhecido internacionalmente, Frank
Rubino. Um advogado que cobra honorários elevados. Também ainda não se sabe como é que este advogado surge envolvido
no processo, mas há quem garanta que a escolha terá sido determinada pelo próprio Tribunal. Anteontem, Paulo Almeida foi ouvido em tribunal, tendo sido determinada a sua prisão preventiva. Para já, sabe-se que poderá
ser condenado a uma pena de cadeia de 15 anos. Recordo-lhe que a tentativa de assalto ao banco em Miami, altamente mediatizada no Estados Unidos, deu-se a 29 de Março.
Paulo Almeida foi imediatamente preso. Agora é avançada a possibilidade de Paulo Almeida, 45 anos, natural e residente em Casal Vasco, no concelho de Fornos de
Algodres, ter caído numa armadilha montada pelo mentor do crime, Allan Shariff, de Torre de Tavares, Mangualde. A ideia
seria evitar que Paulo Almeida falasse em Portugal no processo judicial em que o seu matadouro está envolvido.
05/04/07
Playlist do programa do dia 5 de Abril, quinta-feira
1. Depeche Mode, Enjoy the Silence;
2. Cyndi Lauper, Time After Time;
3. Deep Blue Something, Breakfast at Tiffany's;
4. Kaiser Chiefs, Ruby;
5. Da Weasel, Dialectos de Ternura;
6. Sam the Kid, Poetas de Karaoke;
7. Micro, Respeito;
8. Mind da Gap, Atitude Construtiva;
9. Mundo Secreto, Põe a mão no ar;
10. Valete, Fim da Ditadura;
Segunda Hora:
1. Goo Goo Dolls, Broadway;
2. Blasted Mechanism, All the Way;
3. Blind Zero, You Owe us Blood;
4. Cursive, The Radiator Hums;
5. Franz Ferdinand, Matinee;
6. The Killers, Read my Mind;
7. Strokes, You Only Live Once;
8. Red Hot Chili Peppers, Snow (Hey Oh);
9. Incubus, Dig;
10. The Gift, Music;
Terceira Hora:
1. Roxy Music, More than This;
2. Billy Idol, Hot in The City;
3. A -Ha, Take on Me;
4. Alphaville, Forever Young;
5. Bangles, Manic Monday;
6. Culture Club, Do you really want to hurt me?;
7. Europe, The Final Countdown;
8. Stranglers, Always the Sun;
9. Foreigner, I Wan't Know What Love Is;
10. The Korgis, "Everybody's got to learn sometime"
Porque é importante preservar as nossas raízes... "Lendas da Mêda"
O novo livrinho dá a conhecer as lendas do concelho, associadas a várias povoações: "O Homem Macaco", "Os Figos do Anjo Mau ", "A Lenda do Vinho de Mêda", "O Regresso do Menino", "D. Ramiro de Longroiva", "A Moura de Marialva e o Mouro de Casteição" , "Os Banhos da Raínha", "Maria Alva e o Sapateiro" e os "Gatos de Ouro".
A publicação, com cerca de quarenta página e construída em banda desenhada, promete levar o imaginário colectivo das gerações mais antigas ao mais pequenos.
Era uma vez... um grande livrinho! Porque, afinal, cabe-nos a importante tarefa de preservarmos as nossas raízes, os pedaços daquilo que fomos.
Sob pena de deixarmos escapar a nossa própria identidade.
II Jornadas de Etnobotânica em Fornos de Algodres
Do programa consta, logo pelas nove e meia da manhã, uma saída de campo para recolher, observar e fotografar plantas. Existirá, inclusivamente, um concurso que irá premiar as melhores imagens captadas durante a manhã.
Depois de um almoço piquenique, abrem, às 15horas, os ateliers de Linho, Junco e Vassoura de Giesta. À mesma hora começam os painéis: "As plantas na confecção de sabonetes medicinais e aromáticos", "Origem e Histórias do Chá" e "Ervas, Usos e Saberes".
Para a noite, está agendada uma peça de teatro levada à cena pelo Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres e ainda um espectáculo de música tradicional.
As inscrições para as II Jornadas de Etnobotânica, que terão lugar no dia 5 de Maio, sábado, em Fornos de Algodres, já estão, naturalmente, abertas.
Este fim-de-semana vai ser só "malhar" na Câmara de Lisboa
Segundo uma nota do gabinete do vereador dos Espaços Públicos, António Proa, o cartaz dos Gato Fedorento, colocado ao lado do do PNR, «não possui licença camarária»." (...)
Ler Mais.. Aqui...
Filmes para esta semana
"Música e Letra";
"Os Robinsons (Versão Portuguesa);
"300";
"Mr. Bean em férias";
"Ghost Rider"
"Norbit"
"Boleia Mortal";
- Guarda, Cine- Estúdio Oppidana:
"O Labirinto de Fauno", de 11 a 15 de Abril, às 21h30.
- Gouveia, Teatro - Cine:
"À Noite, no Museu", 7 e 8 de Abril, às 21h30.
- Manteigas, Manteigas-Cine:
"Diamante de Sangue", 5 e 7 de Abril, às 21h30.
- Mêda, Casa Municipal da Cultura:
"Rocky Balboa", 6 e 7 de Abril, às 21h30.
- Pinhel, Cine-Teatro São Luís:
"Rocky Balboa", 6 de Abril às 18h e às 21h30.
- Seia, Casa Municipal da Cultura:
"Scoop", de 6 a 8 de Abril, às 21h30.
Além Fronteiras...
Esta iniciativa, organizada pela representação da Comissão Europeia na capital norte-americana com a colaboração dos 27 estados, enquadra-se nas comemorações do cinquentenário dos Tratados de Roma, que fundaram a UE. Assim, ao longo do próximo mês de Maio serão lidos cinco poemas de cada país na língua original e numa tradução inglesa no Metropolitano e nos autocarros de Washington.
No caso de Portugal serão lidos excertos de «Os Lusíadas», de Camões; «Mar», de Sophia de Mello Breyner Andresen; «Coração Polar», de Manuel Alegre; «Chuva Oblíqua», de Fernando Pessoa; e «Áspera Vida», de Vitorino Nemésio.
Contrariamente a Espanha, que divulgará apenas poemas de autores já falecidos, Portugal inclui na sua lista um poeta ainda vivo, Manuel Alegre, deputado do Partido Socialista.
As participações dos restantes países não são ainda conhecidas. Informações pormenorizadas sobre o evento estarão em breve disponíveis aqui.
Parabéns ao Luís Cipriano e ao Coro Misto da Covilhã (que em breve será da Beira Interior)
A medalha de ouro foi atribuída na categoria de coros mistos ao coro português e a um outro da Indonésia. Os membros do conjunto covilhanense desdobraram-se e participaram ainda nas provas de coro feminino e coro feminino com menos de 16 anos, conquistando o primeiro lugar em ambas, a que correspondeu uma medalha de prata.
O coro misto, actualmente constituído por 27 membros, dos 13 aos 56 anos, faz parte da Associação Cultural da Beira Interior, sedeada na Covilhã. Em Budapeste, interpretou uma obra de música popular portuguesa, uma peça em latim do compositor Anton Bruckner e um tema humorístico alemão. De resto, a 11.ª edição do Concurso Internacional de Coros de Budapeste contou com a participação de 48 coros de 20 países, de várias partes do mundo, tendo sido o Coro Misto da Covilhã o único coro português em prova. A participação custou 25 mil euros à ACBI. O financiamento foi conseguido através da venda de concertos a sete câmaras da Beira Interior: Vila de Rei, Sertã, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Fundão e Pinhel.
Sabe-se já, por outro lado, que a partir de Junho, o coro vai passar a chamar-se "Coro Misto da Beira Interior".
Últimas de Cinema
O Festival Internacional de Cinema de Cannes, que decorrerá de 16 a 27 de Maio, cumprirá este ano 60 anos. Para assinalar a efeméride, a organização convidou 35 realizadores de todo o mundo, entre os quais Manoel de Oliveira, para a realização do filme «Chacun son cinema». Esta será uma longa-metragem colectiva integrará 35 curtas-metragens de três minutos cada, cujo tema é «a sala de cinema».
Abbas Kiarostami, Takeshi Kitano, Nanni Moretti, Roman Polanski, Raoul Ruiz, Walter Salles, Lars von Trier, Wim Wenders e Zhang Yimou são alguns dos realizadores que integram esta iniciativa. O júri deste ano do festival, que atribui a Palma de Ouro ao melhor realizador e filme, é presidido pelo realizador britânico Stephen Frears, autor, entre outros, de «A Rainha».
2. «Dot.Com», uma comédia humanista de Luís Galvão Teles sobre as consequências da globalização e do progresso tecnológico, estreia hoje em 18 salas de cinema de todo o país.
O filme, com argumento de Suzanne Nagle, conta a história de Águas Altas, uma aldeia do interior do país, que enfrenta uma empresa multinacional espanhola que pretende lançar uma marca de águas com o nome da aldeia.
Nesta luta entre David e Golias, o realizador aborda a questão da globalização e da regionalização, da tradição e da modernidade, num registo de comédia que conta com as participações de João Tempera, Maria Adánez, Marco Delgado, Lia Gama, Adriano Luz e Margarida Carpinteiro.
Com um orçamento de dois milhões de euros, o filme foi rodado na aldeia de Dornes, em Ferreira do Zêzere, em Madrid e Tomar, e é uma co-produção entre a Fado Filmes, ISP Facto Films, Alta Producción, Zanzibar Films e Videofilms.
Luís Galvão Teles, 61 anos, é autor de filmes como «A Vida é Bela» (1981), «Retrato de família» (1992), «Elas» (1997) e «Tudo isto é Fado» (2003).
3. A organização do “Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema” (o mais importante certamente do género em Portugal) anunciou hoje que já recebeu mais de 1.800 filmes candidatos à 15.ª edição, que decorrerá este ano entre 07 e 15 de Julho. A edição deste ano do festival vai incluir uma retrospectiva da obra do realizador britânico Peter Whitehead, considerado um dos mais importantes cineastas de vanguarda do reino Unido. Nascido em Liverpool, em 1937, Peter Whitehead faz parte do grupo de realizadores que abalou a indústria cinematográfica europeia nos anos 60 e 70. Mantém-se a nova secção estreada no último ano, o programa especial «Remixed», que reunirá curtas e longas-metragens, cinema ao ar livre, filmes-concerto, instalações interactivas e performances, que tenham como ponto comum «explorações contemporâneas nas áreas do som, da música e das imagens em movimento». A secção destinada a estudantes de cinema e audiovisual («Take One!»), estreada em 2005, será também reeditada este ano, bem como a «Work in Progress», mostra multifacetada que junta estreias de longas- metragens com instalações de vídeo e projectos que exploram novas linguagens.
Para além disso, o 15.º Curtas de Vila do Conde terá as habituais secções competitivas (nacional e internacional) de curtas-metragens, privilegiando o cinema de ficção, animação, documentário, experimental e vídeos musicais.
4. O cineasta Sydney Pollack vai rodar um telefilme sobre o famoso episódio da recontagem dos votos na Florida durante a eleição presidencial norte-americana de 2000. Pollack, que ganhou o Óscar de melhor realizador em 1986 com «África Minha», vai fazer um filme para a cadeia televisiva HBO sobre os acontecimentos de Novembro de 2000 que mantiveram os Estados Unidos e o mundo na incerteza sobre se o vencedor das eleições seria Al Gore ou George W. Bush. O telefilme «Recount» deverá ser transmitido na Primavera de 2008, numa altura em que os Estados Unidos estarão em campanha eleitoral para as presidenciais de Novembro desse ano.
Cine Techno`07: Seia apresenta novo Ciclo de Cinema
A organização do Ciclo está a cargo dos alunos do curso de Licenciatura em Informática para o Turismo e pretende-se que o evento tenha continuidade nos próximos anos. A ideia passa por demonstrar a relação entre tecnologia e cinema.
Assim, e com o apoio de várias empresas locais e regionais e da Câmara Municipal de Seia, as sessões terão lugar na sala de cinema da Casa Municipal da Cultura de Seia nos dias 12, 19 e 26 de Abril e ainda a 3 de Maio às 21:30. A entrada é gratuita.
Serão exibidos os seguintes filmes: “Stay Alive”, “O Quinto Elemento”, “Inteligência Artificial” e “Pago para Esquecer”.
Trajes Históricos em Aguiar da Beira
Dois dias depois, a 14 de Abril, e com o objectivo de dinamizar o Centro Histórico de Aguiar da Beira, os trajes vão ganhar vida e, com a colaboração de leitores/utilizadores da Biblioteca, vão sair à rua.
Pelas 21h30, no Largo dos Monumentos de Aguiar da Beira, terá lugar um desfile organizado pelo Município de Aguiar da Beira, em parceria com a Escola Profissional e algumas empresas da vila.
Duas ourivesarias assaltadas e um carro roubado
Os destacamentos territoriais da GNR de Pinhel e Vilar Formoso (que abrange Figueira de Castelo Rodrigo) tomaram conta das ocorrências, estando a ser realizadas investigações por operacionais dos respectivos Núcleos de Investigação Criminal com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico do Grupo Territorial da Guarda.
Fonte: Diário XXI
Ler mais... AQUI
Muita neve cai na Serra?
Fonte: Kaminhos (Ler mais... AQUI)
Sinalética nas Auto - Estradas para a Serra da Estrela
Fonte: Kaminhos (Ler mais AQUI)
Novo Museu em Trancoso
Fonte: Diário XXI (Ler mais AQUI)
"A suspeita", na Janela Indiscreta
A curta é exibida no próximo dia 10 de Abril, no Pequeno Auditório do TMG, o Teatro Municipal da Guarda, às 21.30 horas.
Este filme de animação, para maiores de 6 anos, é o mais premiado da História do Cinema português (galardoado com o “Cartoon d’Or”). Uma história intrigante (à Hitchcock), personagens bem definidos e uma realização sem mácula fazem deste filme uma preciosidade do recente cinema de animação nacional.
O Cinema regressa à Guarda
O programa para o mês de Abril foi recentemente divulgado.
Fica a lista de filmes que irão passar pelo "velhinho" (agora remodelado) Cine-Estúdio Oppidana:
- De 11 a 15 de Abril
"O Labirinto do Fauno",
de Guillermo del Toro
Espanha/ 2006
21h30
M/16 I 119m
Terror/ Fantástico
Bilhete: 4€
- De 18 a 22 de Abril
"Cartas de Iwo Jima",
de Clint Eastwood
EUA/ 2006
21h30
M/16
140m
Drama/Histórico/Guerra
Ingresso: 4€
- De 25 a 29 de Abril
"The Ghost Rider",
de Mark Steven Johnson
EUA/ 2007
21h30
M/12
115m
Acção / Thriller
4€
- 28 e 29 de Abril
"A Teia da Carlota" (versão portuguesa),
de Gary Winick
EUA/ 2006
16h00 (matiné)
M/6
97m
Comédia
4€
03/04/07
Violinos em Figueira de Castelo Rodrigo
Pintura em Porcelana na Casa da Cultura da Mêda
Desde 1994 que expõe com alguma regularidade, destacando-se as mostras levadas a cabo no Círculo de Cultura no Porto, na Galeria do Átrio da Câmara Municipal de Vila Real e no Centro Municipal de Artes de Sernancelhe.
Jim Jarmuch na Cinemateca ("Melancólica Independência")
No total, serão 11 as obras de Jim Jarmuch a exibir. Será ainda rodado um documentário de Mika Kaurismaki sobre o “Filme que nunca se chegou a fazer” de Samuel Fuller.
A retrospectiva “Jim Jarmusch: Melancólica Independência”, organizado pela Cinemateca Portuguesa teve ontem início, com "Down By Law".
O seu segundo filme, “Para Além do Paraíso”, vai ser exibido amanhã, às 21h30. Segue-se “Mistery Train”, no dia 10, pelas 21h30, um filme sobre um casal de japoneses fascinados com Elvis Presley.
No dia 11, será exibido “Noite na Terra”, um filme em episódios, em diferentes cidades e com desequilíbrios evidentes. E no dia seguinte, dia 12, “Homem Morto”, de 1995, demonstra a mudança de rumo do realizador, que conta uma história protagonizada por Johny Deep, nalguns momentos semelhante ao universo de Tim Burton.
Em “Ghost Dog”, transmitido dia 16, pelas 19h00, Forrest Whitaker é um yakuza negro, numa homenagem estilizada ao cinema oriental e à ética dos samurais
Novas receitas para enfrentar novos Centros Comerciais
O novo presidente da Associação Comercial da Guarda (ACG) alerta para a possibilidade de algumas lojas do comércio tradicional da cidade "fecharem as portas" face à abertura, em breve, de dois centros comerciais.
Paulo Manuel, eleito no fim-de-semana presidente da ACG, sucedendo a Jorge Godinho, disse à Agência Lusa que os dois empreendimentos são "um motivo de preocupação para todo o comércio tradicional". Os novos equipamentos irão "reforçar a oferta e a concorrência vai ser de tal forma grande que muitos dos associados [da ACG] vão ter que fechar as portas", prevê o responsável, que integrava a anterior direcção da ACG. "Estamos num mercado exíguo e a política fiscal relativamente a Espanha tem levado a que haja uma perda comercial na região", assinalou.
Para fazer frente ao cenário que se avizinha, Paulo Manuel garante que "o comércio tradicional tem que se modernizar para se manter vivo, apostando em parcerias de franchising e realizando estudos de mercado que permitam encontrar outras oportunidades que possam ser completadas com outras ofertas já existentes".
Para fazer face ao impacto dos novos equipamentos, a ACG tenciona criar condições para que os seus associados também possam ter lojas nos novos centros comerciais, ao mesmo tempo que vai procurar sensibilizar a Câmara Municipal no sentido de "criar um fundo de apoio à modernização do comércio tradicional, porque do ponto de vista social cria mais empregos a longo prazo e mais estáveis".
DOIS MIL POSTOS DE TRABALHO
Os dois centros comerciais projectados para a cidade da Guarda – "Vivaci" e "Guarda Mall" – deverão criar mais de dois mil postos de trabalho directos e indirectos. As obras do centro comercial "Vivaci" já começaram, enquanto o arranque do "Guarda Mall" está mais atrasado, uma vez que está projectado para o local onde funcionam o Mercado Municipal e a Central de Camionagem e a Câmara tem que alterar o Plano Director Municipal (PDM) para viabilizar a sua construção, disse à Agência Lusa fonte da autarquia. (...)
Ler Mais: Diário XXI
02/04/07
Playlist do dia 2 de Abril, segunda-feira
1 - Cindy Kat - " Distância" ;
2 - Pluto - "Só mais um começo";
3 - Da Weasel - " Casa (Vem fazer de conta);
4 - Mão Morta - "Estilo" ;
5 - Heróis do Mar - " Amor"
6 - Balla - " A meu favor";
7 - Rádio Macau - "Elevador da Glória" ;
8 - Margarida Pinto - "Apontamento" ;
9 - Mesa e Rui Reininho - " Luz Vaga";
10-David Fonseca - "The 80's";
11-Blasted Mechanism - "All the Way" ;
12 - Blind Zero - " Kiss and Tell";
13 - Sam the Kid - "Viva! (Movimentos Perpétuos);
Segunda Hora:
1 - Deep Blue Something - "Breakfast at Tiffany's" ;
2 - Lemonheads - " My drug buddy";
3 - Oasis - "Whatever ";
4 - Call and Response - " Rollerskate";
5 - Liz Phair - "Why I lie";
6 - Belle and Sebastian - " Dirty Dream number two" ;
7 - The Cranberries - "Ode to my family";
8 - Manic Street Preachers - " Motorcycle Emptiness" ;
9 - Morrissey - Let me Kiss you;
10-Interpol - " Obstacle 1" ;
11-The Strokes - " You only live Once"
12-Incubus - " Talk Shows on Mute"
A mensagem deste ano foi "encomendada" a Magaret Mahy (Nova Zelândia), autora de livros para crianças e romances juvenis.
Margaret Mahy foi distinguida em 2006 com o Prémio Hans Christian Andersen do International Board on Books for Young People, o mais importante prémio atribuído a um autor de literatura infanto-juvenil.
Em Portugal, a mensagem oficial do Dia Internacional do Livro Infantil foi divulgada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil.
Assim, e para assinalar este dia, a escritora Margaret Mahy começou por destacar que as boas histórias «devolvem-nos a nós mesmos», fazendo «o mundo de todos os dias alterar-se um pouco». Admitindo que «há hoje muitas maneiras de contar uma história» e que «os filmes e a televisão têm histórias para contar», a autora sublinha que estes não usam a linguagem «da maneira como o fazem os livros».
«Mergulhar nos livros à procura de alguma coisa, lendo-os e relendo- os, faz parte da viagem de cada leitor. A aventura do leitor consiste em descobrir uma história tão vibrante que o transforme como que por magia», observa a autora.
Na sua opinião, «cada leitor vive para esse momento em que, de súbito, o mundo de todos os dias se altera um pouco, abre espaço a uma nova piada, a uma ideia nova, àquela nova possibilidade que é dada a uma determinada verdade de se exprimir pelo poder das palavras».
Margaret Mahy, de 70 anos, bibliotecária que decidiu dedicar-se a tempo inteiro à escrita em 1980, conclui a sua mensagem com uma pergunta: »A leitura é verdadeiramente apaixonante, não acham?«.
“A idade Média para Principiantes” é um novo livro assinado por Jacques Le Goff, historiador francês.
A Idade Média, segundo os historiadores, começa em 476, quando morre o último Imperador de Roma, e termina em 1453, quando os turcos tomam Constantinopla (actual Istambul), um período onde a par das perseguições religiosas e das guerras, designadamente as cruzadas, se terá esboçado a identidade europeia. Pelo menos é o que defende o historiador francês.
Le Goff salienta ainda o facto de ser este período da História que tem inspirado alguns dos títulos literários e cinematográficos de maior sucesso, propondo-se «explicar o que foi a Idade Média e o que ela deve representar para nós».
O livro, de 167 páginas, está estruturado no esquema «pergunta - resposta» com textos intercalares sobre a realidade portuguesa da autoria de Paulo Esmeraldo Catarino Lopes. Le Goff inclui ainda uma «cronologia abreviada» e uma bibliografia de consulta.
Jacques Le Goff, de 82 anos, natural de Toulon, é um especialista em História da Idade Média, tendo sucedido, em 1972, a Fernand Braudel na direcção da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.
Integrando a corrente científica iniciada por Marc Bloch e Lucien Febvre, «les annales», é autor de numerosas obras, entre elas, «Os intelectuais na Idade Média», «A Civilização do Ocidente Medieval», «O Imaginário Medieval» e «Para um novo conceito de Idade Média - Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente», que transformaram o pensamento histórico sobre a Idade Média, apelidada outrora como «idade das trevas».
Os serviços de Babysitting nos teatros portugueses não têm resultado.
Ao que parece, o receio de deixar as crianças com estranhos e a falta de hábito são alguns dos motivos evocados por responsáveis de salas de espectáculos para a fraca adesão do público aos serviços de baby-sitting existentes em alguns teatros.
O Cine-Teatro de Estarreja, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o Teatro Viriato, em Viseu, e o Teatro Taborda, em Lisboa, são as quatro estruturas que, a nível nacional, oferecem aos espectadores este tipo de serviço.
No caso concreto do Teatro Viriato, em Viseu, este serviço chama-se «Espaço das Crianças» e tem uma lotação mínima de três e máxima de 15 crianças. O serviço requer uma inscrição prévia e custa três euros. Mas, à semelhança dos outros teatros, também em Viseu a adesão a este serviço tem sido fraca.
No Teatro Municipal da Guarda, o TMG, este serviço chegou mesmo a existir, mas devido à inexistência de pedidos, o TMG acabou por cancelá-lo.
Contudo, e também talvez por isso, a verdade é que este serviço de babysitting não está, na verdade, disponível na maioria dos espaços culturais do país.
E nós, na Tabacaria, também ainda não dispomos do serviço. Mas já dispomos de um blogue :)
O documentário que nos é tão familiar, «Ainda há pastores?», do realizador Jorge Pelicano, foi seleccionado para competir no festival Ecofilms na Ilha de Rodes, Grécia, em Junho.
Isto, depois de recentemente o filme ter conquistado o primeiro prémio na categoria “Atlântico”, no Festival Internacional de documentário de Tui, na Galiza.
O “Ainda há pastores?”começou a ser rodado há cinco anos e estreou no canal de televisão SIC Notícias em 2006.
Em Outubro de 2006, o documentário participou no festival Cine`Eco, onde foi distinguido com o Prémio Lusofonia - melhor obra a concurso produzida e realizada em país lusófono.
O filme/documentário tem vindo a realizar uma digressão por todo o país e recebeu honras na SIC.
Jorge Pelicano, que de resto, estudo na Guarda, reside actualmente em Coimbra, onde trabalha como repórter de imagem free-lancer para a SIC. Para construir este “Ainda há pastores?”, financiou o seu próprio projecto e mais tarde conseguiu alguns patrocínios de empresas privadas. Para já, Jorge Pelicano deverá continuar a trabalhar na área do documentário, preferencialmente, diz o próprio, para mostrar histórias da realidade cultural portuguesa.
Entretanto, “Ainda há pastores?” vai somando sucessos. E agora além fronteiras.
Este é um filme que a nós muito nos diz, por ser uma viagem de uma simplicidade adorável e em tudo comovente - quase agridoce - da realidade dos pastores de Casais de Folgosinho, no concelho de Gouveia. Um retrato fidedigno das nossas raízes da Estrela.
A Ex-vocalista dos irlandeses Cranberries vai editar um álbum a solo em Maio. Este será o primeiro trabalho a solo de Dolores O`Riordan e vai estar nas lojas a 7 de Maio. O registo chamar-se-á “Are You Listening?” e do alinhamento do disco constam 12 canções.
Também Viviane tem um novo disco – o seu segundo álbum a solo. O registo, homónimo, sucede a «Amores Imperfeitos», lançado em 2005. O single de apresentação é «Estes dias sem ti». Produzido e gravado por Viviane e Tó Viegas no estúdio ZIPMIX,o disco conta com a participação de músicos como Yuri Daniel (contrabaixo), Raimundo Seixas e Miguel Drago (guitarra portuguesa), Celina da Piedade e Nelson Conceição (acordeão), Paulo Borges (acordeão e piano), Luís Simões (baixo acústico), Rui Freire (bateria), Tó Viegas (guitarra portuguesa/guitarra acústica) e Mário Riva ( voz em «Serenata à chuva»).
Os poemas das canções são de Fátima Murta, Fernando Cabrita, José Medeiros, Luis Duarte, Rosa Alice Branco e Vasco Graça Moura.
O documentário português «Waiting for Europe/à Espera da Europa», de Christine Reeh, conquistou o prémio Best Internacional Documentary no Festival Internacional New York Independent Film and Vídeo.
Criado em 1993, este festival dedicado ao cinema independente realiza-se nas cidades de Los Angeles e Nova Iorque em momentos diferentes.
«Waiting for Europe» também foi, de resto, seleccionado para a secção de competição que decorrerá em Nova Iorque, em Julho.
Rodado em Lisboa, Alcalá de Henares, Sófia e Blavoegrado, o filme, produzido pela C.R.I.M. Produções, acompanhou durante dois anos Vânia, uma imigrante do leste europeu, resultando num retrato intimista sobre a imigração feminina.
Partindo da experiência vivida por Vânia em Portugal, a realizadora alemã Christine Reeh retratou o fenómeno da imigração na perspectiva das mulheres, considerando que muitas não conseguem atingir a sua independência e só sobrevivem no país de acolhimento porque arranjam um namorado ou têm amigos que as apoiam.
Natural de Frankfurt, Christine Reeh vive há dez anos em Portugal, tem formação em artes e uma licenciatura em realização, constando já do seu curriculum vários documentários.
«Waiting for Europe» vai ser exibido a 17 de Abril em Évora, em 27 de Abril em Monção, e a 08 de Maio na Cinemateca do Luxemburgo, numa iniciativa conjunta da Associação de Apoio aos Trabalhadores Emigrantes, com o apoio da Associação de Amigos do 25 de Abril e das Associações de Imigrantes Portugueses e Búlgaros.
Mas para já, uma grande marca alcançada por Christine Ree: o galardão de Melhor Documentário Internacional no Festival Internacional New York Independent Film and Vídeo.
Os Placebo são a nova confirmação para o Creamfields Lisboa, que se realiza no dia 19 de Maio no Parque da Bela Vista. A banda londrina junta-se assim aos Prodigy, Spektrum, Soulwax e WhoMadeWho, entre outros nomes já confirmados para o evento.A banda liderada por Brian Molko, os Placebo, vão assim iniciar em Portugal uma digressão europeia que vai passar, logo a seguir, por Moscovo, poucos dias depois. O Creamfields Lisboa conta com três palcos e diversas áreas de diversão, estando também integrada no evento a edição deste ano do Olá Love2Dance. Os bilhetes para já estão à venda e custam €40 (até 18 de Abril), €45 (até 18 de Maio) e €50 (no dia do evento, 19 de Maio).
Os Filmes da Tabacaria
1 - "O Carteiro de Pablo Neruda", de Michael Radford, Itália, 1994.
2 – “Pão e Tulipas”, de Sílvio Soldini. Itália, 2000.
3 – “Lisbon Story” (“Viagem a Lisboa”), de Wim Wenders e com os Madredeus. 1994, Alemanha/Portugal.
4 – “Lost in Translation” , (“O Amor é um lugar estranho”), de Sofia Coppola. EUA/Japão, 2003
5 – “Annie Hall”, de Woody Allen. EUA, 1977.
6 – Maria Full of Grace (“Maria Cheia de Graça”), de Joshua Marston. Colômbia/EUA, 2004. 7 - “Italiano para principiantes”, de Lone Scherfig. Dinamarca, 2000.
8 - “L’Anticristo” (“O Anticristo), de Alberto de Martino. Itália, 1974
9 – “Movimento em Falso”, de Wim Wenders. Alemanha, 1975.
10 – “L’Irreversible” (“O Irreversível”), de Gaspar Noé. França, 2002.
11 – “L’Auberge Espagnole” (“A Residência espanhola”), de Cédric Klapisch. França, 2002.
12 – “Scissors” (“Violada e Perseguida”), de Frank De Felitta. EUA, 1991. Com Sharon Stone.
13 – “Land of Plenty” (“Terra da Abundância”), de Wim wenders. EUA/Alemanha, 2004.
14 - “Todo sobre mi madre” (“Tudo sobre a minha mãe”, de Pedro Almodovar. Espanha, 1999.
15 – “Shine – Somplesmente Genial”, de Scott Hicks. Austrália, 1996.
16 – “Abre los ojos”, de Alejandro Amenábar. Espanha, 1997.
17 – “Vanilla Sky”, de Cameron Crowe. EUA, 2001.
18 – “Los otros”, de Alejandro Amenábar. Espanha/França/EUA, 2001.
19 - “Tesis”, de Alejandro Amenábar. Espanha, 1996.
20 - “Citizen Kane”, de Orson Welles. EUA, 1941.
21 – “8 femmes”, de François Ozon. França/Itália, 2002.
22 - “Chocolat”, de Lasse Hallström. Inglaterra/EUA, 2000.
23 – “Marie Antoinette”, de Sofia Coppola. Japão/França/EUA, 2006.
24 – “Alice in den Stadten” (“Alice nas Cidades”), de Wim Wenders. Alemanha, 1974.
25 – “Os Imortais”, de António Pedro Vasconcelos. Portugal, 2003.
26 – “Esquece tudo o que te disse”, de António Ferreira. Portugal, 2002.
27 – “Respirar debaixo de água”, curta-metragem de António Ferreira. Portugal, 2000.
28 – “High Fidelity” (“Alta Fidelidade”), de Stephen Frears. Inglaterra/EUA, 2000.
29 – “The Bridges of Madison County” (“As pontes de Madison County”), de Clint Eastwood. EUA, 1995.
30- “Breaking the Waves” (“Ondas de Paixão”), de Lars Von Trier. Dinamarca, 1996.
31 - "Scoop", Woody Allen, 2006.
32 - "Babel".
Playlist do programa de Domingo, dia 1 de Abril
1. The Gift, "Music";
2. Viviane, "A vida não chega";
3. Camané, "A Cantar é que te deixas levar";
4. Yolanda Soares, "Malmequer Pequenino";
5. Sinead O'Connor, "Nothing Compares 2 U";
6. Sixpence None the Ritcher, "Kiss Me"
7. Nelly Furtado, "All Good Things Come to An End";
8. Cansei de Ser Sexy, "Let's make Love and Listen Death Above"
Segunda Hora:
1. Um Zero Amarelo, "Canção de Amigo";
2. Ovo, "Ferrugem a Atacar";
3. Ours, "Medication";
4. Snow Patrol, "The Last Shot Ringing from my ears";
5. Jet, "Move On";
6. Travis, "Why does it always rain on Me";
7. Lambchop, "Up with People";
8. Kings of Convenience, "Misread";
9. Lemonheads, "My drug buddy";
10. Lisa Loeb, "I do";
11. Bradly Drawn Boy, "The Shinnig";
12. Lisa Germano, "From a Shell";