05/04/07

Últimas de Cinema

1. O realizador norte-americano Martin Scorsese vai anunciar em Maio, no âmbito do Festival de Cinema de Cannes, a criação de uma Fundação para preservar as obras-primas do cinema mundial. De acordo com a organização do festival, Scorsese estará em Cannes para presidir a uma “masterclass” sobre cinema, mas aproveitará a ida ao prestigiado certame para anunciar a criação da World Cinema Foundation. Scorsese, premiado em Fevereiro em Hollywood com o Óscar de melhor realizador, vai ainda entregar um prémio ao realizador que apresentar a melhor primeira obra.
O Festival Internacional de Cinema de Cannes, que decorrerá de 16 a 27 de Maio, cumprirá este ano 60 anos. Para assinalar a efeméride, a organização convidou 35 realizadores de todo o mundo, entre os quais Manoel de Oliveira, para a realização do filme «Chacun son cinema». Esta será uma longa-metragem colectiva integrará 35 curtas-metragens de três minutos cada, cujo tema é «a sala de cinema».
Abbas Kiarostami, Takeshi Kitano, Nanni Moretti, Roman Polanski, Raoul Ruiz, Walter Salles, Lars von Trier, Wim Wenders e Zhang Yimou são alguns dos realizadores que integram esta iniciativa. O júri deste ano do festival, que atribui a Palma de Ouro ao melhor realizador e filme, é presidido pelo realizador britânico Stephen Frears, autor, entre outros, de «A Rainha».


2. «Dot.Com», uma comédia humanista de Luís Galvão Teles sobre as consequências da globalização e do progresso tecnológico, estreia hoje em 18 salas de cinema de todo o país.
O filme, com argumento de Suzanne Nagle, conta a história de Águas Altas, uma aldeia do interior do país, que enfrenta uma empresa multinacional espanhola que pretende lançar uma marca de águas com o nome da aldeia.
Nesta luta entre David e Golias, o realizador aborda a questão da globalização e da regionalização, da tradição e da modernidade, num registo de comédia que conta com as participações de João Tempera, Maria Adánez, Marco Delgado, Lia Gama, Adriano Luz e Margarida Carpinteiro.
Com um orçamento de dois milhões de euros, o filme foi rodado na aldeia de Dornes, em Ferreira do Zêzere, em Madrid e Tomar, e é uma co-produção entre a Fado Filmes, ISP Facto Films, Alta Producción, Zanzibar Films e Videofilms.
Luís Galvão Teles, 61 anos, é autor de filmes como «A Vida é Bela» (1981), «Retrato de família» (1992), «Elas» (1997) e «Tudo isto é Fado» (2003).


3. A organização do “Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema” (o mais importante certamente do género em Portugal) anunciou hoje que já recebeu mais de 1.800 filmes candidatos à 15.ª edição, que decorrerá este ano entre 07 e 15 de Julho. A edição deste ano do festival vai incluir uma retrospectiva da obra do realizador britânico Peter Whitehead, considerado um dos mais importantes cineastas de vanguarda do reino Unido. Nascido em Liverpool, em 1937, Peter Whitehead faz parte do grupo de realizadores que abalou a indústria cinematográfica europeia nos anos 60 e 70. Mantém-se a nova secção estreada no último ano, o programa especial «Remixed», que reunirá curtas e longas-metragens, cinema ao ar livre, filmes-concerto, instalações interactivas e performances, que tenham como ponto comum «explorações contemporâneas nas áreas do som, da música e das imagens em movimento». A secção destinada a estudantes de cinema e audiovisual («Take One!»), estreada em 2005, será também reeditada este ano, bem como a «Work in Progress», mostra multifacetada que junta estreias de longas- metragens com instalações de vídeo e projectos que exploram novas linguagens.
Para além disso, o 15.º Curtas de Vila do Conde terá as habituais secções competitivas (nacional e internacional) de curtas-metragens, privilegiando o cinema de ficção, animação, documentário, experimental e vídeos musicais.


4. O cineasta Sydney Pollack vai rodar um telefilme sobre o famoso episódio da recontagem dos votos na Florida durante a eleição presidencial norte-americana de 2000. Pollack, que ganhou o Óscar de melhor realizador em 1986 com «África Minha», vai fazer um filme para a cadeia televisiva HBO sobre os acontecimentos de Novembro de 2000 que mantiveram os Estados Unidos e o mundo na incerteza sobre se o vencedor das eleições seria Al Gore ou George W. Bush. O telefilme «Recount» deverá ser transmitido na Primavera de 2008, numa altura em que os Estados Unidos estarão em campanha eleitoral para as presidenciais de Novembro desse ano.

Sem comentários: