28/04/07

IMAGO contra ICAM

A direcção do IMAGO, o Festival Internacional de Cinema Jovem, que decorre anualmente no Fundão, veio publicamente exigir a anulação do último concurso do Instituto do Cinema e Audiovisual e Multimédia (ICAM) de apoio à realização de festivais.
Em causa está o concurso de 2006, através do qual o ICAM atribuiu 750 mil euros a 13 eventos de cinema portugueses.
Na verdade, a direcção do IMAGO queixa-se de discrepância nos critérios de atribuição das verbas e, por isso, interpôs uma providência cautelar no Tribunal Fiscal de Castelo Branco para anular este concurso.

Com 50 mil euros, o IMAGO ficou em quarto lugar na lista dos festivais anuais contemplados com financiamento do ICAM, atrás do Doc Lisboa (80 mil euros), do IndieLisboa (80 mil euros) e doFestróia (75 mil euros).

Os festivais contemplados são ordenados consoante uma pontuação até 10 valores.
No concurso de 2006, cujos resultados foram divulgados a 28 de Novembro, O IMAGO obteve 7,64 pontos, recebendo 50 mil euros.

O Festróia ficou em terceiro lugar e obteve, segundo refere a organização do IMAGO, 7,67 pontos, recebendo 75 mil euros. Os responsáveis vêm agora dizer que a diferença de pontuação entre os dois festivais não justifica uma discrepância de 25 mil euros no apoio financeiro.

No que diz respeito aos dois primeiros contemplados do concurso, o Doclisboa teve 8,36 pontos e o IndieLisboa teve 8,33 pontos, mas ambos receberam 80 mil euros cada.

O IMAGO, Festival de Cinema e Vídeo Jovem de 2007, está agendado para o período de 29 de Setembro a 7 de Outubro e tem um orçamento total de 229 mil euros. Já se afirmou com um dos principais Festivais do género em Portugal e também no estrangeiro.

Sem comentários: