30/04/07

O Funicular de Viseu chega na próxima Primavera

O funicular que vai ligar a zona ribeirinha da cidade de Viseu ao centro histórico, através da Calçada de Viriato, deverá entrar em funcionamento na Primavera do próximo ano. O mais recente passo para acelerar o processo foi dado, nos últimos dias, com a selecção de três empresas que concorreram à primeira fase do concurso.

A Sociedade ViseuPolis, através de um júri constituído para o efeito, seleccionou as empresas "Etermar Garaventa", "Sociedade Construtora do Tâmega" e o agrupamento constituído pelas sociedades "Construtora Abrantina e Efacec", para participarem na segunda fase do processo. As propostas terão agora de ser apresentadas até ao dia 24 de Maio.

A empreitada inclui o fornecimento e montagem do funicular, a construção de duas estações (uma perto do largo da Feira de Viriato, ao lado do museu da EDP, e outra a embutir no parque de estacionamento que funciona nas traseiras da Casa do Adro, no centro histórico), a requalificação dos arruamentos envolventes e outros trabalhos complementares de construção civil.

As duas carruagens que irão compor o funicular, cada uma com capacidade para transportar 50 passageiros (o custo previsto é de 50 cêntimos por pessoa), vão circular em simultâneo nos percursos ascendente e descendente, vencendo um desnível que chega a atingir os 16%.

Acessível a todos quantos pretendam deslocar-se entre a baixa e a alta da cidade, e vice-versa, o transporte não poluente é visto pela ViseuPolis como uma forma de facilitar aos turistas um mais fácil acesso aos monumentos do Centro Histórico da cidade.


Sem comentários: