16/04/07

O novo disco de Maria João

Maria João concretizou uma «aventura absoluta» através da música popular brasileira com a edição de «João», um álbum em nome próprio e feito apenas de escolhas «afectuosas e intuitivas».

Maria João descreveu este álbum como a «oportunidade finalmente concretizada de cantar música brasileira, um amor que foi crescendo e surpreendendo».
«João», nome pelo qual a cantora é carinhosamente conhecida pelos amigos, reúne 14 temas retirados do rico cancioneiro musical brasileiro, incluindo os seus autores e intérpretes «heróis e heroínas», como Chico Buarque, Edu Lobo, Elis Regina e Pixinguinha.
Acompanhada pelos músicos Yiuri Daniel (contrabaixo), Mário Delgado (guitarra), Alexandre Frazão (bateria) e Eleonor Picas (harpa), Maria João gravou o álbum no Porto, no estúdio de Mário Barreiros e contou com a colaboração de Miguel Ferreira, dos Clã, nos arranjos dos temas.
Do repertório escolhido varia-se entre temas compostos por Tom Jobim e Chico Buarque («Retrato em Branco e Preto»), Carlinhos Brown e Marisa Monte («ECT»), Baden Powell e Vinicius de Moraes («Canto de Ossanha»), Zequinha de Abreu («Tico-Tico no Fubá») e Marcelo Camelo, dos Los Hermanos («A Outra»).
«João» é ainda a primeira experiência a solo de Maria João depois de 12 anos em parceria com o pianista Mário Laginha.
A acompanhar a edição do álbum saiu também um DVD com alguns dos temas de «João» registados ao vivo no cabaret Maxime, em Lisboa.
Feito o álbum, o próximo passo é a divulgação ao vivo, com um primeiro concerto na sexta-feira no Theatro Circo, de Braga, seguindo-se actuações em Leiria, Lisboa, Portalegre.

Sem comentários: