05/04/07

Além Fronteiras...

Poemas de Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Alegre, Fernando Pessoa e Vitorino Nemésio vão ser lidos em Maio, em Washington, no âmbito da iniciativa “European Poetry in Motion” promovida pela União Europeia. Além dos portugueses, serão lidos também, no mesmo período, poemas de autores dos restantes 26 estados membros da União.

Esta iniciativa, organizada pela representação da Comissão Europeia na capital norte-americana com a colaboração dos 27 estados, enquadra-se nas comemorações do cinquentenário dos Tratados de Roma, que fundaram a UE. Assim, ao longo do próximo mês de Maio serão lidos cinco poemas de cada país na língua original e numa tradução inglesa no Metropolitano e nos autocarros de Washington.
No caso de Portugal serão lidos excertos de «Os Lusíadas», de Camões; «Mar», de Sophia de Mello Breyner Andresen; «Coração Polar», de Manuel Alegre; «Chuva Oblíqua», de Fernando Pessoa; e «Áspera Vida», de Vitorino Nemésio.
Contrariamente a Espanha, que divulgará apenas poemas de autores já falecidos, Portugal inclui na sua lista um poeta ainda vivo, Manuel Alegre, deputado do Partido Socialista.
As participações dos restantes países não são ainda conhecidas. Informações pormenorizadas sobre o evento estarão em breve disponíveis aqui.

Sem comentários: