22/04/07

Bombeiros de Vila Nova de Tazem têm Museu da Rádio

"Coleccionou rádios antigos durante quase quatro décadas.
Juntou mais de 200 aparelhos e doou-os aos bombeiros voluntários de Vila Nova de Tazem, que abriram um museu com aquele espólio todo. Único no país.
É uma colecção rara que inclui também gravadores, gira-discos e amplificadores dos anos 20 aos anos 70. As telefonias são todas a válvulas. Menos duas "Grundig", já transistorizadas e produzidas na fábrica de Braga. A peça mais antiga é de 1918, um dos primeiros rádios "galena". A maior ainda funciona.
A colecção foi legada aos bombeiros por António Augusto da Costa, um dos seus sócios fundadores e antigo presidente da direcção, 88 anos, 73 dos quais ligados ao comércio e reparação de rádios em Vila Nova de Tazem, onde era agente da Philips, um negócio que já herdou do pai.
Começou a coleccionar depois de uma visita que fez à sede da Philips, na Holanda, em 1971, e ao museu da rádio da empresa-mãe, que o encantou particularmente."Já tinha muitos aparelhos antigos lá em casa e depois fui comprando outros em feiras de velharias e casas de antiguidade um pouco por todo o país", lembra António Augusto Costa.
A colecção foi crescendo, crescendo, até deixar de ter espaço em casa. "Eram uns em cima de outros".Falou com a família e obteve acordo para os doar aos bombeiros da terra, na condição de ser criado um museu no quartel.
A ideia foi acolhida de braços abertos pela corporação, que disponibilizou logo um salão no primeiro andar do edifício, localizado no centro da vila. O museu foi inaugurado há pouco mais de um mês (18 de Março).
Está lá a história quase toda da rádio. Os aparelhos foram catalogados e estão dispostos pela ordem da antiguidade. Nas paredes vêem-se fotografias dos principais actores. Desde Henrich Hertz, que descobriu as ondas da rádio em 1864, a John Fleming, o inventor da válvula electrónica em 1900, e a Gulielmo Marconi, o primeiro a usar as ondas da rádio para transmitir a palavra e os sons ao mundo."
Rui Bondoso
Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: