25/05/07
"Nham Nham" no Sabugueiro :)
A Associação de Beneficência do Sabugueiro vai promover, a partir de hoje e até 3 de Junho, a primeira Mostra Gastronómica do Sabugueiro A iniciativa, que decorrerá na aldeia mais alta de Portugal, vai contar com a participação dos 11 restaurantes existentes na aldeia e que vão confeccionar pratos típicos para o turista saborear: o cabrito, a chanfana, o bacalhau com pão de centeio, as trutas e muitos outros, além do famoso Queijo da Serra, dos enchidos e do presunto.
A Guarda vai receber a Golden Cup de Futsal
Para além das equipas portuguesas serão apresentadas amanhã, pelas 17h00, nos Paços do Concelho da Guarda, as restantes 4 equipas participantes, numa cerimónia que servirá também para apresentar as características da prova.
O "I Canta e Encanta" é já amanhã, sábado
O espectáculo, que conta com a presença de vários artistas nacionais, tem hora marcada para as nove da noite.
É já amanhã e os bilhetes custam, apenas, 2 euros e meio.
Dê Vida e ajude o pequeno Nelson
A iniciativa denominada “Dê Vida" pretende reunir o maior número possível de voluntários para que possa ser encontrado um dador compatível com o pequeno Nelson Rodrigo Frade, que está internado em Coimbra com leucemia, um tipo de cancro que tem início nas células do sangue.
A campanha destina-se a pessoas de ambos os sexos, com idades entre os 18 e os 45 anos, saudáveis, que nunca tenham recebido transfusões de sangue e pesem mais de 50 quilos. As inscrições podem ser feitas na Escola Básica Integrada de Trancoso.
A recolha de sangue terá lugar no dia 13 de Junho, das 14H00 às 18H00, na Casa Paroquial de Trancoso
24/05/07
Cinemas
"O homem do ano"
De 23 a 27 de Maio, 21h30
Centro Cívico, Manteigas:
"Música e Letra"
24 e 27 de Maio, 21h30
Centro Cultural, Foz Côa:
"Um perfeito estranho"
26 e 27 de Maio, 21h30
Casa Municipal da Cultura, Mêda:
"300"
25 e 27 de Maio, 21h30
Cine - Teatro São Luís, Pinhel:
"O Pacto"
25 de Maio, 18h e 21h30
Casa Municipal da Cultura, Seia
"Norbit"
25 de Maio às 21h30
27 de Maio às 21h30
Salas Lusomundo (Fórum), Viseu:
A Glória dos Campeões
Piratas das Caraíbas: Nos Confins do Mundo
Homem Aranha 3
Porque Sim!
Quebra de Confiança
Um perfeito estranho
Tartarugas Ninja – Uma Nova Aventura VP
10/05/07
Cinemas
"300"
De 9 a 13 de Maio, 21h30
Teatro - Cine, Gouveia:
"300"
11 e 13 de Maio, 21h45
Centro Cultural, Foz Côa:
"Norbit"
12 e 13 de Maio, 21h30
Casa Municipal da Cultura, Mêda:
"Nome de Código: Limpeza"
11 e 13 de Maio, 21h30
Cine - Teatro São Luís, Pinhel:
"Música e Letra"
11 de Maio, 18h e 21h30
Casa Municipal da Cultura, Seia
"Cartas de Iwo Jima"
11 de Maio às 21h30
13 de Maio às 15h30 e às 21h30
Salas Lusomundo (Fórum), Viseu:
Homem Aranha 3
Porcos e Selvagens
Não digas a ninguém
Mr. Bean em Férias
Os Robinsons VP
O Atirador
Quebra de Confiança
Dot Com
O segredo de Terabitia
Tartarugas Ninja – Uma Nova Aventura VP
MALGRÉ NOUS, NOUS ÉTIONS LÀ
O Festival de Cinema da Covilhã está de volta
A mostra, que já vai na terceira edição, vai decorrer a partir de amanhã e até 19 de Maio no Teatro-Cine da Covilhã, na Cinubiteca da Universidade da Beira Interior e nos cinemas Castello Lopes do Serra Shopping. Há ainda extensões do festival a Idanha-a-Nova e à Sertã.
Ao todo, são 46 os filmes que vão passar pelos cinco locais de exibição, entre filmes portugueses, do mundo, independentes e de animação.
Os premiados serão escolhidos por um júri composto pela realizadora Margarida Gil (a grande vencedora da edição passada do Festival); André Barata (docente na licenciatura de Cinema na UBI); pela realizadora Raquel Freire (“Rasganço”); o realizador Telmo Martins e pelo director do Jornal do Fundão, Fernando Paulouro.
A mostra vai começar amanhã, com a antestreia do filme “Inimigos do Império”, do realizador chinês Feng Xiaogang. Trata-se de um drama cheio de acção, que tem por base a tragédia “Hamlet”, de William Shakespeare, mas vestido para cenários orientais. A estreia deste filme nas salas de cinema portuguesas apenas está prevista para meados de Junho.
"Viseu a 15 do 6"
Outro momento alto da programação vai acontecer com a estreia nacional de "Mountain Tales" (16 de Junho), um encontro de culturas entre o coro feminino Angelite (Bulgária), o grupo Huun-Huur-Tu (Tuva) e o Moscow Art Trio (Rússia), também no Adro da Sé.
Feira do Livro da Livraria Véritas
Pela primeira vez, a Feira está a ser realizada num pavilhão independente, anexo à livraria, onde também é mostrada diversa maquinaria antiga, utilizada na Tipografia Véritas, facto que permitiu alargar o horário de funcionamento da Feira.
Assim, a Feira poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 21h00, e aos sábados das 9h00 às 13h00.No dia 14, na segunda-feira, pelas 18h00, terá lugar, no local, a apresentação de um livro do cónego Manuel Alberto Pereira de Matos, Vigário Geral da Diocese da Guarda, intitulado "O Pai Nosso – A oração trinitária dos filhos de Deus". O livro será apresentado por D. António dos Santos, Bispo Emérito da Diocese da Guarda.
Apresentação que surge integrada na décima terceira edição da Feira do Livro da Livraria Véritas.
O Grande Imago vai voltar com... David Lynch!
É o caso de David Lynch.
O enigmático e irreverente realizar norte-americano vai ser destacado na secção “Early Years”, um programa dedicado à obra produzida até aos 35 anos por cineastas hoje consagrados. Assim, alguns dos primeiros trabalhos de Lynch serão exibidos nesta oitava edição do Imago, como é o caso de “Six Figures Getting Sick” (1966), “The Alphabet” (1968), “Eraserhead” (1977), “The Grandmother” (1970), passando ainda por “The Amputee” (1974), "Elephant Man (1980) e “Dune” (1984).
Jonas Mekas, o mítico realizador lituano, radicado nos Estados Unidos desde a década de 50, é outra das figuras de destaque deste Imago 2007, assim como o famoso artista Andy Warhol.
Estes são os pormenores para já revelados no que diz respeito à edição deste ano, a oitava, do Imago, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem. Vai acontecer entre 29 de Setembro e 7 de Outubro, na Casa da Moagem, no Fundão.Os interessados em concorrer às competições de curtas metragens - Oficial Internacional, Docs in Shorts e Under 25 – têm até 22 de Junho para se inscreverem, através do site do Imago.
Esta iniciativa, que teve uma 1ª fase em 2006, consiste em acompanhar os consumos energéticos de 225 famílias com vista à sua redução, à redução dos consumos energéticos.
O objectivo desta iniciativa é, precisamente, a redução do consumo de energia, mantendo a qualidade de vida e conforto das pessoas.
Durante um ano serão analisados os consumos de energia (gás e electricidade) das famílias, bem como os consumos de água.
Com base nesta análise serão dados conselhos às famílias de forma a que possam tentar diminuir os seus consumos energéticos. A participação neste projecto de poupança no sector doméstico não implica qualquer custo por parte das famílias interessadas. Para participar, basta entrar em contacto com a Quercus, até porque a Associação já revelou que está a sentir dificuldades em angariar famílias interessadas no distrito da Guarda.
As piores letras de canções de sempre
A rádio BBC 6 pediu aos seus ouvintes para que votassem na letra mais ridícula de sempre e o resultado foi este: em primeiro lugar surgiu "Life", da cantora de soul Des'ree, seguido de "Rhythm is a Dancer", da dupla alemã Snap! No terceiro posto da tabela surgem os Razorlight com "Somewhere Else".
Quem também não escapou à lista das piores letras foram os U2. "Elevation" aparece em quarto lugar, talvez por culpa de versos como «Been living like a mole now/going down, excavation» («tenho vivido como uma toupeira/descendo, escavação»).
Com «Slowly walking down the hall/Faster than a cannonball» («Caminhando devagar pelo corredor/mais rápido do que uma bala de canhão»), retirado de "Champagne Supernova", os Oasis alcançaram a sétima posição deste top.
Aqui fica a lista das 10 piores letras de sempre, segundo os ouvintes da BBC 6:
1. Des'ree - Life
2. Snap! - Rhythm is a Dancer
3. Razorlight - Somewhere Else
4. ABC - That Was Then But This is Now
5. U2 - Elevation
6. Toto - Africa
7. Oasis - Champagne Supernova
8. Duran Duran - Is There Something I Should Know?
9. Human League - The Lebanon
10. Black Sabbath - War Pigs
04/05/07
Ruas perdoa multas
II Jornadas de Etnobotânica de Fornos de Algodres
Amanhã é o dia marcado para a realização das II Jornadas de Etnobotânica de Fornos de Algodres. A jornada começa logo pelas nove e meia da manhã. A concentração para a saída de campo está marcada para junto do Museu de Fornos. O objectivo, durante a manhã, será observar e recolher plantas. Por outro lado, decorre em paralelo um concurso de fotografia, subordinado ao tema “Raridades do Mundo Vegetal”.
O almoço, como não poderia deixar de ser, será um piquenique e às duas e meia da tarde vão abrir os ateliers de Linho, Junco e Vassoura de Giesta, já no auditório da Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres.
Também durante a tarde e no mesmo local, terão lugar três painéis. “Origem e histórias do Chá” pelo Professor José Ribeiro, da Universidade de Trás- os –Montes. “As plantas na confecção de sabonetes medicinais e aromáticos”, por Elizabete Costa e “Ervas, Usos e Saberes”, por José Salgueiro.
Ao longo de toda a tarde estará patente no auditório, antigo cinema, uma exposição de plantas medicinais.
Para as oito da noite está marcado o jantar, cujo ingrediente principal será a urtiga, no Seminário de S. José, em Fornos.
03/05/07
Esta noite, no TMG
• 22H00
• CAFÉ CONCERTO 4TETO JAZZ MÚSICA
• 4€
O 4eto Jazz surgiu há pouco mais de um ano no Alentejo. Alguns dos seus membros fizeram parte dos “Macacos das Ruas de Évora”. Todas as Terças feiras é a banda residente do “Café da Cidade”, de Évora. Tem vindo actuar um pouco por toda a região alentejana e chega agora à Guarda para apresentar o seu repertório “Os Grandes do Jazz”.
John Coltrane, Miles Davis, Charlie Parker, Benny Golson, Bernie Miller, Kenny Dorham, Clifford Brown ou Dizzy Gillespie são alguns dos “monstros do Jazz” revisitados neste espectáculo.
Saxofone: Corrado Floriddia
Bateria: Rui Gonçalves
Guitarra: Domingos Galesio
Baixo: Luís Cardoso