04/05/07

II Jornadas de Etnobotânica de Fornos de Algodres

Amanhã é o dia marcado para a realização das II Jornadas de Etnobotânica de Fornos de Algodres. A jornada começa logo pelas nove e meia da manhã. A concentração para a saída de campo está marcada para junto do Museu de Fornos. O objectivo, durante a manhã, será observar e recolher plantas. Por outro lado, decorre em paralelo um concurso de fotografia, subordinado ao tema “Raridades do Mundo Vegetal”.

O almoço, como não poderia deixar de ser, será um piquenique e às duas e meia da tarde vão abrir os ateliers de Linho, Junco e Vassoura de Giesta, já no auditório da Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres.

Também durante a tarde e no mesmo local, terão lugar três painéis. “Origem e histórias do Chá” pelo Professor José Ribeiro, da Universidade de Trás- os –Montes. “As plantas na confecção de sabonetes medicinais e aromáticos”, por Elizabete Costa e “Ervas, Usos e Saberes”, por José Salgueiro.

Ao longo de toda a tarde estará patente no auditório, antigo cinema, uma exposição de plantas medicinais.

Para as oito da noite está marcado o jantar, cujo ingrediente principal será a urtiga, no Seminário de S. José, em Fornos.

A seguir ao peculiar jantar, o Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal de Fornos vai levar à cena a peça de teatro “A Bela Aurora” e a encerrar a noite, haverá um concerto de música tradicional pelos Zaatan que chegam do Sátão.

4 comentários:

Al Cardoso disse...

Pelo que me contaram foi um sucesso!
Quem me dera por ter estado presente.

Um abraco de amizade do D'Algodres.

Al Cardoso disse...

Ja me disseram que foram um sucesso, so espero que algum amigo publique algumas fotografias!

Um abraco do Al d'Algodres.

O Caderno Negro disse...

Ha' sim... Em breve, fica prometido.
Cumprimentos, caro Al Cardoso.

Unknown disse...

Foram de facto umas belas joranads...

Brevemente farei um post sobre as viagens e colocarei algumas das minhas fotos.

Cumprimentos, Alexandre Lote

www.opinarparavancar.blogspot.com