27/06/07

Que futuro para o Seminário?

Ainda não há destino certo para o edifício do Seminário de Fornos de Algodres.

O Conselho Presbiteral da Diocese de Viseu esteve ontem reunido no Centro Pastoral de Viseu. A reunião, a quarta deste ano pastoral, começou com a intervenção do Bispo D.Ilídio Leandro sobre a “Obra Diocesana de Apoio à Vida” e a Assembleia do Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2008, e que irá debruçar-se sobre a “Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja.
Contudo, o ponto principal da ordem de trabalhos foi, na verdade, o “Plano Pastoral Diocesano 2007-2015”. A reflexão centrou-se, sobretudo, no Plano Pastoral 2007/08 que terá como tema: “O Senhor enviou-nos a anunciar a Boa Nova”.

Também na reunião de ontem, foi auscultada a opinião dos conselheiros e respectivos arciprestados sobre o destino a dar ao Seminário de Fornos de Algodres. Contudo, e por falta de consenso não se chegou a qualquer decisão. Para alguns, o edifício deverá manter-se na posse da Diocese, servindo de local de recolhimento - para a realização de retiros e outras actividades similares. Outros defendem, no entanto, que manter o Seminário de Fornos representa um enorme encargo, sobretudo num altura em que a Diocese está envolvida em pelo menos dois grandes projectos: a Casa das Mães no Sátão e a renovação do Paço Episcopal, em Viseu. No entanto, a Imagem FM sabe que a decisão não irá tardar. Para já, está nas mãos dos conselheiros decidir que destino deverá ser dado ao edifício do Seminário de S. José de Fornos de Algodres.

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Ja em 11 de Setembro do ano passado me referi ao Seminario no http://aquidalgodres.blogspot.com
e apresentei uma ideia para a valorizacao daquele espaco, seria uma oportunidade excelente para fazer algo ali para o desenvolvimento municipal ou ate regional.
Espero ver por parte do municipio dinamismo e ideias para serem ai implantadas, estou convicto que com projectos convincentes a diocese estara de portas abertas.
Aguardemos boas noticias para variar!