16/04/07

Einstein e as Abelhas

Em tempos, Einstein terá dito que "Se as abelhas desaparecerem, ao homem restarão apenas quatro anos de vida". Esta previsão catastrófica voltou à lembrança de todos, devido a um estudo bastante recente, feito por um conjunto de investigadores nos Estados Unidos. Isto porque a verdade é que está a verificar-se nos Estados Unidos o desaparecimento súbito de muitas comunidades de abelhas.
Os cientistas resolveram investigar o facto e acreditam que a origem do problema poderá estar nas radiações provocadas por telemóveis e outros aparelhos do género.
A má notícia é que o desaparecimento das abelhas, que começou nos Estados Unidos no último Outono, já se está a alastrar a vários países da Europa, incluindo Portugal. A verdade é que as abelhas são, cada vez mais, uma espécie quase em vias de extinção.
Segundos os investigadores, a radiação dos telefones móveis interfere com o sistema de navegação das abelhas e outros insectos, impossibilitando-as de encontrar o caminho de regresso à colmeia. O declínio das comunidades das abelhas ocorre então quando os habitantes da colmeia desaparecem subitamente, perdendo-se e nunca mais regressando às colmeias de origem, acabando por morrer.
Mais estranho ainda é que os parasitas e outras abelhas que costumam atacar o mel e o pólen deixado para trás quando a colmeia se desfaz, nestes casos, recusam-se a fazê-lo.
As explicações para este fenómeno estão por desvendar completamente, embora circulem várias teorias, desde o uso de pesticidas, ao aquecimento global, passando pelas culturas de organismos geneticamente modificados.
Investigadores alemães já tinham demonstrado, há uns anos, que o comportamento das abelhas se altera na proximidade das linhas de electricidade. Agora este estudo americano veio provar definitivamente que as abelhas se recusam a regressar à colmeia quando estão perto de telemóveis. A confirmar-se, este fenómeno terá implicações graves nas colheitas em todo o mundo, uma vez que a maioria das culturas precisa do processo de polinização realizado pelas abelhas. E os dados já são preocupantes: metade dos estados americanos já estão a ser afectados. E há já quem recorde as palavras de Einstein que afirmou que quando as abelhas desaparecerem de vez, aos homens restará apenas 4 anos de vida. Será este o fim anunciado da espécie humana?

19 comentários:

Al Cardoso disse...

Espero bem que nao!

Um abraco amigo.

Anónimo disse...

Boas...... eu andei a fazer umas pesquisas e a verdade é k o mais provavel é k o pior venha a acontecer......... nao se sabe ao certo o porquê de as abelhas estarem a desaparecer.... Tanto pode ser a poluiçao, o aquecimento global, doença ou ate um acto da natureza que nunca
poderemos compreender completamente, quer dizer, a ciência vai encontrar uma
razão para por nos livros,
mas no fim será apenas uma teoria.
Vamos fracassar para reconhecer que há forças a funcionar para lá
da nossa compreensão. Para se ser um bom cientista,
é preciso ter um temor respeitoso pelas leis da natureza.

Anónimo disse...

O amigo ai em cima retirou as falas de um filme ein, não vale, até pensei que fosse uma pessoa culta... hahahaha, sem ofensas. Até pq nem conheço vcs. Mas enfim, pra que se extressar? O mundo vai acabar mesmo em 2012.

Anónimo disse...

huahuahua, é verdade tainá, ele fez um comentário pertencente ao filme "Fim dos tempos".
Enfim, teorias, e mais teorias....Elas não significam nada..mas todos nós sabemos, que a terra não tem muitos anos de vida. Algo está preste a acontecer, algo que vai além de toda compreensão humana. Todos nós morreremos um dia, somos parte do ciclo desse planeta.
Penso que na verdade, nada pode ser feito, mesmo que o mundo fosse conservado, cuidado, ele nunca duraria para sempre. A única coisa que pode ser feita, é prolongar ou, adiar, retardar ou ADIANTAR, a morte de um planeta.
Tudo nesse mundo, tem início, meio e fim.
Se queremos pensar positivamente, podemos dizer, que o fim, é uma mera palavra, de pouco significado que a raça humana compreende do universo.
XD

Anónimo disse...

FODA-SE AS ABELHAS,EU NAUM GOSTO DE MEL MESMO,KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anónimo disse...

Quando isto acontecer, em menos de quatro anos o homem irá criar uma máquina de polinização, o pior é que vai querer cobrar royalties absurdos pelo seu uso....

Anónimo disse...

Tipo no meu ponto de vista tudo tem um sentido c conseguirmos unir todas as teoria em apenas uma(mas contando com coisa logicas e nao com coisa irreais) conseguiremos decifrar uma mera fraçao do que podera acontecer

e uma resposta a maquina de polinizao

me amigo saiba q na natureza nada se cria tudo c transforma

pois uma maquina nao pode suprir o q um perfeito como as abelhas podem fazer

abraços a todos

GLEITON disse...

MEUS IRMÃOS EU ACHO QUE ISTO É SÓ MAIS UM SINAL QUE TEREMOS UM JUIZO FINAL NA TERRA EM ALGUMA HORA POR ISSO PESSO QUE TODOS LEIÃO A BIBLIA PARA CREREM NO UNICO E EXCLUSIVO SALVADOR O SENHOR JESUS DE NAZARE CREÃO NELE E NAS SUAS OBRA E SEUS MANDAMENTO PARA COMEÇA LEIÃO MATEUS BJS FIQUEM COM DEUS TCHAL.

Anónimo disse...

Acredito que o Sol está emitindo raios que sao nocivos às abelhas, ele era um cientista que já nos previniu disto, As explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior ... emite tanta energia em raios gama quanto o Sol vai emitir durante toda a sua vida de ... do Sol em energia - de acordo com a famosa fórmula E = mc2 de Einstein

cassia disse...

na minha opinião... tudo indica q realmente o fim do mundo esta proximo... n podemos saber o dia ... as abelhas é um pequeno sinal, nunca os cientistas os religiosos entram em acordo como esta acontecendo... mais tambem tem aquecimento global ,terremotos com mais intensidades e muitos outros sinais.... Jesus é a solução so ele salva...

cassia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
chuck disse...

acredito que o fim do mundo esta proximo ,vcs podem reparar que as previsões cientificas que eram feitas p/ums 50 anos no futuro acabam acontecendo cada vez mais cedo e ate mesmo a humanidade esta se detereorando ninguem respeita mas nada ,cada um so se importa consigo mesmo com os bems materiais e acabam se esquecendo do amor ao proximo e ate mesmo de jesus cristo .

Unknown disse...

Nao acredito no fim do mundo... masi acredito sim que algo esta para acontecer nas proximidades de 2012, é so ligar os fatos, as profecias maias, hoje compreendidas por historiadores, por uma especie de calendario , que era bem mais preciso e diferente do nosso atual, dizia q o viria o tempo,da furia da natureza, terremotos, o clima diferenciado, o egoismo do mundo,os atos desumanos, diziam q iria chegar o tempo que ninguem ia se importar com o proximo so com sigo mesmo. E por conhecidencia o calendario maya contado por Katum que seria o pequeno seculo de 20 anos e 360 dias... termina em 25 de desembro de 2012.
As profecias de nossa senhora de fatima ,a biblia, e a materia da chegada da grande estrela de luz '' Alcione'' tbm entra em evidencia.
e fora isso o que os cientistas acreditam, aquecimento global, efeito estufa e etc... nao acredito no fim mais acredito no começo de uma nova ''Éra''.

Maxlab disse...

eu acho que essa movimentaçao de extinçao de abelhas é só mente um aviso d quanto a humanidade, ou comunidades humanas estao em estado de putrefaçao...que deus abençoe atodos!

Nikitis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nikitis disse...

Já se passaram 4 anos e ainda estamos aqui, talvez porque as abelhas não acabaram por completo.E se Albert Einstein estiver certo, porque diria isto?

Anónimo disse...

Queridos há tantas teorias em relaçao ao fim do mundo,mas nao se apeguem a isso se apeguem a Deus,a Jesus e leiam a biblia pois este e o caminho,amem uns aos outros e tenham respeito pelo proximo,e se preocupem apenas com o hoje pois o futuro a Deus(e somente a ele)pertence.....
luciana.....

Unknown disse...

Ha quem diga que o fim do mundo seria em 2012, pois é ...

Tanto é verdade que o mundo acabou em 2012 e por isso que estou em outra galaxia postando este comentario atravês de um espaço tempo...

Aqui para nós o ano é de 0001 D.C.H !!!

Anónimo disse...

Ele está querendo dizer que toda espécie depende da outra pra sua existência, que tudo é um ciclo, Einsten não fez nenhuma premonição, nem uma teoria, nem uma profecia, ele apenas estava dizendo que se as abelhas morrerem, não haverá mais polinização, e consequentimente as flores desapareceriam mais rápido,ja que as abelhas são as principais para a seua multiplicação, e quem se alimenta delas também, e quem se alimente de quem se alimenta delas, e assim até chegar na gente.
Todas os seres vivos, sejam plantas ou animais são de extrema importância para a nossa sobrevivência.