20/06/07

O que é demais cheira mal

Caros Fornenses,
Há dias desloquei-me à estação de caminhos de ferro da vila e o cenário que se me deparou - confesso-vos - foi um tanto ou quanto surreal.

Para quem chega a Fornos de Combóio, a estação é, naturalmente, a primeira impressão cá da terra. Mas, na verdade, o problema não se prende tanto com a imagem do cais em si, mas antes com um cheiro perfeitamente nauseabundo que se faz sentir quer na gare, quer dentro do edifício.

Esqueçamos a questão da imagem, se preferirem (para não confundir demasiado - até porque por estas terras de Algodres se há coisa que não existe é filosofias orientadas para a imagem, o marketing, a promoção ou para seja o que for). Centremo-nos, ao menos, na questão de higiene e saúde pública. A quem cabe assegurar estes parâmetros básicos?

Não queiramos ser insectos gigantes (à semelhança da "Metamorfose" de Franz Kafka): produtos pré-fabricados da apatia e do marasmo de ideias destas terras.

(Ora aqui esta' mais um ponto de interesse que urge divulgar, com pompa e circunstância, no CHIAFA: A Estação de Caminhos de Ferro e a sua zona envolvente. Digamos que em matéria de turismo e promoção deveria valer (quase) tudo).

Valha-nos ao menos o PITER "Serra da Estrela Dinâmica". É esse o espírito: orientar a filosofia do concelho para o comodismo dos subsídios e outras gulosices que tal.

2 comentários:

Al Cardoso disse...

De facto com o encerramento da estacao deixou de haver que se encarregue da limpeza, embora creio que ai vai alguem alguem de vez em quando fazer qualquer coisita.
Para quem vem de comboio a estacao e a entrada e devia dar a melhor impressao possivel, bem sei que e propriedade dos caminhos de ferro, mas creio que os servicos de limpeza municipais, poderiam e deviam ter uma palavra a dizer.
A mim doi-me pessoalmente esta situacao, porque em Fornos Gare vivi, ai vive a minha familia e sempre tive uma ligacao cordial e de amizade, com a estacao e os seus funcionarios.

Anónimo disse...

A estação cheira mal algumas vezes porque está próxima da ETAR de Fornos. Isso provavelmente acontecerá quando o vento está de Sul. Mas quanto á ETAR nada feito, já lá está. Não sei se em bom ou mau sítio. Quanto á limpeza da estação, se ela é propriedade da CP (penso que será a proprietária das estações), deve ser limpa por esta. Se a CP não conhece as suas obrigações, teremos nós cidadãos que a alertar.

P.S: Fornos também está sujo. E é tão fácil limpar a vila.